O currículo perfeito #1

O currículo perfeito #1

Em algum momento da sua vida você já deve ter precisado atualizar o seu currículo e se deparou com uma grande dificuldade. Então foi para a internet, fez algumas leituras, deu uma olhada em alguns modelos, pediu ajuda para um amigo, até que elaborou uma versão e foi com ela ao mercado se candidatar para as vagas mesmo você não estando 100% confortável com esse material, você continuou com ele, mas percebeu que alguma coisa não está indo bem porque você não vem sendo chamado para processos seletivos, então hoje vou compartilhar contigo dez dicas de como construir um currículo perfeito.

Eu sou Isabel Silva da Rocks, seja bem-vindo. Hoje a gente vai conversar sobre currículo, então vamos falar de dez dicas começando pela primeira cabeçalho. É muito importante que o cabeçalho tenha as informações de contato e não outras informações adicionais. O que são informações de contato ? – o seu e mail atualizado , o seu telefone ( o e mail e telefone que você mais usa ) e você tem acesso de preferência no celular, o link para o seu linkedin para que quem está interessado em seu perfil possa ver a sua trajetória completa e todos os cursos que você fez, todas as certificações, e todas as informações que você puder compartilhar no linkedin e também o seu skype. O skype é a melhor forma de contato com as empresas num primeiro momento as empresas gostam de fazer screening, gostam de fazer as primeiras ligações de vídeo ligações em vídeo gosta de usar o skype para o primeiro contato eu recomendo que você tenha acesso ao seu skype e cite ele então no cabeçalho do seu currículo deixe de fora nesse primeiro momento do cabeçalho informações como o número de filhos que têm carteira de trabalho cpf e informações que no passado faziam sentido mas hoje não fazem mais se você fizer questão de incluir no seu currículo informações pessoais eu sugiro que você abra um campo que pode se chamar informações adicionais e você vai incluir este campo ao final do seu currículo imagine um currículo ideal ele tem duas páginas lá no final do seu currículo a última sessão pode ser informações adicionais a segunda dica o tempo verbal adequado indicado para o currículo é o infinitivo que é onde a gente cita informações sem colocar o tempo um tempo verbal específico que normalmente no passado normalmente as pessoas usam contar a história no passado até porque foi no passado que aconteceu mas no curículo o ideal é colocar no infinitivo então vou dar um exemplo se você foi gerente de contas durante muitos anos o executivo , business development manager, você pode dizer: fui responsável pela gestão das contas da região x e aí você suprime “eu fui”, você vai colocar responsável pela gestão de contas da região sul do país Ítem número 3 – Tunar o currículo – contratar alguém para fazer a atualização do seu currículo.

Eu sugiro que você faça o seu currículo se você contratar alguém um coaching , un consultor de carreira uma empresa pra ajudar na sua recolocação ainda assim faça parte ativa seja ativo na construção de seu material Volte no seu passado – que você reflita sobre suas contribuições adicionais sobre todas as responsabilidades você já teve, faça um levantamento do seu legado e é com base nisso você faz atualização do seu currículo. E a minha crítica de Tunar o currículo é justamente se você contrata uma pessoa exclusivamente para atualizar o seu currículo vai se concentrar nas informações que já estão ali e ela vai atualizar aquelas informações dando a ela de repente uma melhora concordância gramatical fazendo alguns acertos de pontuação questões mais voltadas para o português se for uma pessoa que você contratou pra passar o currículo para o inglês a mesma coisa vai passar o material já está ali para o inglês e aí você perde a chance de demonstrar todo o seu potencial todas as suas experiências as suas contribuições adicionais.

Quarto ítem da lista – identidade – um currículo precisa ter identidade ele precisa ser o reflexo de uma experiência ele precisa representar a experiência daquela pessoa que que busca se apresentar através daquele material então quando você de novo fazendo um link com o item número três da lista quando você contrata uma pessoa exclusivamente para fazer o currículo você não debate com essa pessoa sua trajetória pode ser que ela usa uma linha de apresentação muito formal pouco formal que não combina com seu estilo de comunicação e o currículo tem que combinar com seu estilo de comunicação porque você que vai sustentar ele no processo seletivo. Então quando eu falo em identidade é nesse sentido, existem jargões de mercado – é claro que um currículo tem que ser o mais neutro possível mas existem formas de se comunicar na área de comercial na área de RH, existem palavras chaves que demonstram justamente o knowhow, seu conhecimento profundo daquele negócio e é assim que você vai delimitando a sua experiência.

Quinto ítem – foco e objetivos – O Currículo precisa necessariamente transmitir um foco esse profissional que está se descrevendo através do material precisa deixar claro qual é a sua área de interesse, de onde ele vem, para onde ele está indo, caso ele seja fazendo uma transação ou que se ele tem interesse de crescer dentro da mesma área, o que ele traz, e o que qualifica essa pessoa para o próximo passo. E a questão dos objetivos é então traduzir num campo objetivos quais são as suas áreas de interesse já focando em áreas ou em cargos. Para que esse vídeo não fique muito extenso eu decidi então dividir ele em dois momentos eu vou deixar aqui na descrição um link para a continuação então desse vídeo a gente se encontra lá.

Você pode compartilhar esse vídeo com quem você achar que pode se beneficiar desse conteúdo e pode também acionar a sinetinha aqui no canal se inscrevendo para ficar ligado e acompanhar os próximos vídeos .

As found on Youtube

Fechar Menu