ENTREVISTA: Fale sobre você | DICAS #62

ENTREVISTA: Fale sobre você | DICAS #62

Olá, tudo bem? Tô pra te falar que esse é um dos vídeos mais importantes aqui do canal sobre carreira. E sabe por que? Eu vou te explicar o que dizer quando o recrutador fala: FALE SOBRE VOCÊ Vem ver! Eu sou Giovanna e sempre compartilho por aqui vídeos sobre carreira. Aqui no canal já tem mais de 60, então depois você pode conferir todos eles. Um dos mais acessados é o que responder o: POR QUE TE CONTRATAR? E hoje, eu vou falar uma outra pergunta que é super importante, que é o: ME FALE SOBRE VOCÊ O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas erram feio. E tem 2 motivos principais. O primeiro erro é falar demais. Tem gente que fica 5… 10 minutos falando sobre você Gente, não é isso! Você tem que ser o mais objetivo possível e o resto da entrevista a pessoa vai aprofundar nos pontos que forem necessários. O segundo motivo é você falar o que não tem nada a ver com o assunto.

E nesse ponto eu vou tocar exatamente na parte pessoal. Realmente alguns recrutadores querem saber o seu lado pessoal e o profissional. Mas tem alguns que só querem saber o profissional, então você ficar falando coisas pessoais ou que não tem nada a ver com o profissional, vai te prejudicar! Como com exemplos tudo fica muito mais fácil de ver, eu vou dar um exemplo de errado e de certo. Olha só! Giovanna, me fale sobre você. Aaa falar sobre mim…. ééé…

Bom eu sou lá do interior de São Paulo. Eu tenho duas irmãs, estudei em um colégio lá da cidade e depois eu fui fazer faculdade de farmácia, foi bem difícil para mim mudar porque era outra cidade. E aíííí… eu comecei a fazer e aí eu descobri queee eu gostava deee cosméticos eee… fui fazer uma iniciação científica na parte de cosmetologia, que foi muito legal. Depois eu comecei a fazer estágio na L’oréal, foiii… muito legal porque eu queria muito e meu sonho trabalhar na empresa, e eu fiquei super feliz trabalhei lá por 7 anos, trabalhava com cosméticos para a pele, para o cabelo eee… no final ééé…

Eu sai voltei aqui para o interior, porque ficava lá no Rio de Janeiro e agora eu tô no interior, e aí eu tô trabalhando aqui agora… Fala sério, que você ia responder desse jeito, né?! Olha a enrolação, a falta de objetividade, claramente a pessoa não se preparou para responder isso na hora da entrevista. E essa é uma das perguntas que você tem certeza que vai ter na entrevista, então pega um caderninho anota tudo antes de fazer isso lá na frente do recrutador.

Agora olhe uma outra maneira de responder a mesma pergunta. Giovanna, me fale sobre você. Eu me formei em farmácia-bioquímica pela USP e me especializei em cosmetologia. Dentro da faculdade mesmo eu já desenvolvia alguns projetos e no final dela eu consegui um estágio na L’oréal, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, e meu grande objetivo. Lá eu consegui contribuir com tudo que eu tinha aprendido na faculdade e consegui participar de projetos globais, vários deles vinham da França mesmo, ocasião em que eu aprendi a falar francês e também a lidar com pessoas de outras culturas. No decorrer dos anos, eu saí de estagiária e cheguei a cargos de coordenação de projetos. No decorrer dos anos, eu me especializei em Marketing pela ESPM e em 2016 eu resolvi abrir meu próprio negócio. Saí da L’Oréal e comecei a minha consultoria. Eu ajudo empresas a ter uma melhor comunicação sobre os seus produtos e serviços, além disso eu faço palestras e dou cursos de temas específicos que as empresas me contratam.

No último ano eu capacitei mais de 500 profissionais na área de marketing digital. Tá aí, lista as principais empresas e instituições que você estudou e foca nos últimos anos, nas últimas experiências o que você desenvolveu. Porque no decorrer da entrevista o recrutador vai aprofundar naqueles pontos que ele quiser. E aí, gostou do vídeo? Vai te ajudar? Então não esqueça de sinalizar aqui embaixo porque assim que eu me oriento que tipo de conteúdo eu trago mais aqui para o canal, e se inscreva no canal. Assim você sempre vai receber os conteúdos que eu posto por aqui. Um abraço até o próximo vídeo! Vou deixar aqui as 2 playlists sobre carreira. Uma eu falo bastante sobre currículo e a outra, sobre entrevistas de emprego. .

As found on Youtube

Fechar Menu