Dinâmica de grupo – seleção de Jovem Aprendiz

Dinâmica de grupo – seleção de Jovem Aprendiz

Como é feito e como funciona a dinâmica de grupo? Falamos disso daqui a pouco. Vamos começar então falando sobre o que é uma dinâmica. Dinâmica é uma avaliação, uma maneira de avaliar você, e quem estiver ali também, concorrendo a uma vaga, mas de uma forma descontraída. É uma avaliação que algumas pessoas chamam, as vezes de uma brincadeira. Mas o nome correto, o termo técnico é uma atividade lúdica, ou seja, através de uma atividade em grupo, que tem um desafio, eu vou verificar como você é no dia a dia.

Como você reage à pressão, como você reage no trabalho em equipe, enfim, é uma “brincadeira” na qual eu avalio seriamente o seu comportamento. Então o que eu estarei avaliando? O seu comportamento! Eu tiro você de sua zona de conforto, daquela situação tranquila, sossegada e coloco numa situação difícil. Eu faço com que você se mexa e, você vai se mexer? Será que durante a atividade você vai expor o que pensa? E contribuir com a sua opinião, também será que você vai saber ouvir o que os colegas estão dizendo? Ou vai impor a sua opinião? Não é questão de falar muito ou de falar pouco. A questão é: COMPORTAMENTO! Tem pessoas que chegam pra uma dinâmica de grupo e falam pouquíssimas coisas. Mas por que essa pessoa é selecionada? Porque essa entendeu o papel dela.

 




Porque essa pessoa entendeu qual é o papel dela, naquela atividade e fez da melhor maneira possível. Quando os companheiros falavam, ela soube ouvir. Então não é falar muito, e é claro, que se espera que você fale, opine, converse com as pessoas. Mas isso não quer dizer que você tem que sair daquilo que é a tua personalidade. Até porque quem faz dinâmica em grupo é geralmente um especialista, gente. E ele faz isso hoje, fez ontem, anteontem, ele faz isso praticamente todo dia.

Então se você tentar fingir ser uma coisa que não é, ele vai perceber e aí … Ai você está fora do processo seletivo. Então seja você mesmo. O próximo ponto que eu quero falar com vocês é com respeito a aprimoramento, embora eu vou voltar a dar dicas importantes sobre dinâmica. Você quer ficar craque nisso? Trabalho em equipe, trabalhar sob pressão, sair da zona de conforto, tudo isso que nós conversamos até aqui? Então Trabalhe isso em sala de aula. Você provavelmente está no fundamental, ensino médio ou até fazendo uma faculdade.

Aqueles trabalhos em equipe que são passados para vocês são ocasiões fantásticas para você aprimorar isso. Conseguir realmente escutar as pessoas, conseguir passar realmente o que pensa, opinar, enfim, é em sala de aula que você vai conseguir desenvolver este tipo de característica. “Ah professor, vão rir de mim”. Deixe eles rirem, o importante é que você está cuidando do seu desenvolvimento enquanto pessoa, profissional e isso é o que importa. O resto é resto, esqueça! Neste tipo de processo, ou de atividade, que é a dinâmica de grupo, eu consigo observar quem consegue trabalhar em equipe, quem consegue colocar a opinião, quem tem liderança e uma série de outras coisas.




Então vai despreocupado e mostre quem você realmente é. A pior coisa é tentar passar uma imagem de algo que você não é na realidade. Porque isso gera medo. O recrutador, ou selecionador, vai ficar com medo de pegar uma pessoa que tenta fingir uma coisa que na realidade não é! Vou pedir para você que gostou do vídeo deixar um curti, comentário, compartilhar o vídeo.

Nosso objetivo é chegar aos 10 mil inscritos. Por quê? Chegando aos 10 mil inscritos, vamos ter muito mais facilidade para fazer mais vídeos, falar sobre outros assuntos. Enfim, estou a disposição, se ficou alguma dúvida deixe um comentário que será um prazer conversar com vocês e trocar ideias. Um abraço a todo e até o próximo vídeo. .

As found on Youtube

Fechar Menu